Você e seu parceiro tomaram a linda decisão de se casar? Parabéns! Certamente esse dia será lembrado com muito amor por toda a vida de vocês. Porém, agora que os planos vão começar a sair do papel, surge uma dúvida importante: afinal, como escolher a data do casamento? Se você está lidando com isso neste momento, saiba que existem alguns fatores que você deve levar em consideração para escolher a data que mais combina com vocês e que seja apropriada para o planejamento de todos os detalhes. Veja algumas dicas que podem te ajudar a tomar sua decisão:
A antecedência necessária para planejar o grande dia depende da rotina do casal e do porte do evento. Se você tem uma vida corrida, pode ser difícil encaixar os preparativos na sua agenda sem deixar seus compromissos profissionais de lado – e a situação fica ainda mais complicada quando você pretende receber muitos convidados.
Pensar em todos os detalhes da cerimônia e da festa é uma tarefa que consome bastante tempo, mesmo que você tenha uma boa assessoria. Portanto, o ideal é ter pelo menos um ano para lidar com os preparativos, de forma que você possa pesquisar vários fornecedores, fazer provas com calma e até mesmo mudar de ideia quanto à decoração ou outro item no meio do caminho.
Se você faz questão de se casar em uma igreja, salão ou outro local muito concorrido, pode ser necessário esperar vários meses – às vezes mais de um ano – para conseguir uma vaga na agenda.
Nesse caso, o melhor a fazer é consultar a disponibilidade do lugar dos seus sonhos e definir a data do seu casamento a partir das possibilidades oferecidas.
Maio ainda carrega a fama de ser o mês das noivas, mas os meses mais concorridos para se casar atualmente são setembro, outubro, novembro e dezembro. Em função disso, lugares e fornecedores costumam estar com os horários lotados nesse período – o que também pode elevar o preço dos serviços.
Se você tem um orçamento limitado, pode ser mais interessante dar uma chance a meses menos disputados, como fevereiro, março e abril. Para quem não se importa com a superstição, agosto também é um mês em que costuma ser mais fácil fechar contrato com os profissionais mais desejados.
As condições climáticas sempre devem ser levadas em conta na hora de escolher a data do casamento. Como o Brasil é um país muito grande e diversificado, a dica é se basear nas características de cada estação na sua cidade (ou na cidade onde você planeja se casar). A estação do ano não é um impeditivo para a realização de um casamento, mas pode ser necessário fazer algumas adaptações. Por exemplo, em locais cujo inverno é muito rigoroso, pode ser inviável fazer um casamento ao ar livre nos meses de frio. Da mesma forma, quando o verão é marcado por muito sol e temperaturas altíssimas, a escolha da data deve levar em consideração o conforto dos noivos e dos convidados.
Já na estação de chuvas, pode ser um tanto arriscado fazer casamentos ao ar livre – por isso, sempre tenha um plano B (como uma tenda) e verifique o trajeto que seus convidados precisarão fazer do estacionamento até o local da cerimônia ou da festa.
Casamentos são ocasiões especiais que demandam certo planejamento por parte dos convidados, ainda mais quando o evento envolve o deslocamento entre cidades. Por isso, além de encomendar os convites com pelo menos seis meses de antecedência para poder entregá-los a tempo, é necessário avaliar outros compromissos que possam existir. Em dezembro, por exemplo, muitas pessoas se envolvem nos preparativos para o fim do ano, o que pode impossibilitá-las de comparecer ao casamento. Os feriados e os meses de férias, como janeiro e julho, também devem ser levados em consideração, pois muitos convidados podem já ter viagens compradas. Por isso, se você está pensando em marcar a data do seu casamento nessas épocas, a dica é enviar um “save the date” com seis a oito meses de antecedência. Assim, seus convidados terão tempo para se organizar e compartilhar esse momento com você e seu noivo.
Se você e seu noivo já têm um destino certo para a lua de mel, não se esqueça de considerar as vantagens e desvantagens que o destino oferece na época escolhida para o seu casamento. Viajar para o Caribe no período de furacões, por exemplo, é uma preocupação que você não precisa vivenciar nos seus primeiros dias de casada.
Por isso, se você pretende viajar logo depois do casamento e já tem um local em mente, sempre verifique as condições climáticas, os preços e o fluxo de visitantes no seu destino. Talvez seja mais interessante se casar no mês seguinte para poder embarcar no avião pouco tempo depois da festa ou, alternativamente, manter a data do casamento e deixar a lua de mel para algumas semanas mais tarde.
Para casais mais românticos, datas como o aniversário de namoro ou do primeiro beijo ou outras que tenham algum significado para os noivos podem ser excelentes opções para marcar o casamento. Afinal, este já é um dia cheio de simbolismo, e ele se tornará ainda mais especial.
Se vocês têm uma data assim em mente, verifique se ela atende aos outros requisitos e aproveite o clima desse dia cheio de emoção! Saber como escolher a data do casamento é muito importante para o sucesso do grande dia. Porém, acima de qualquer busca pela perfeição na cerimônia ou na festa, considere sempre o amor e a felicidade de vocês, que são os verdadeiros motivos da celebração.