A partir de seu blog sobre curiosidades do mundo gastronômico, hoje o chef Cesar Monteiro conta um pouquinho mais sobre o Patrimônio Mundial Imaterial da Unesco!
“Você sabia, que há alguns anos a UNESCO estendeu sua proteção à refeição gastronômica à moda francesa, que passa a figurar ao lado de 212 outras práticas e tradições culturais no panteão do patrimônio mundial imaterial da humanidade?
A refeição gastronômica à moda francesa inaugura a lista de tradições culinárias rotuladas em 2010 pelo comitê intergovernamental da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio imaterial da humanidade, reunido em Nairóbi, Quênia. A dieta mediterrânea, a culinária tradicional do México e o pão de mel croata também conquistaram esse registro.
Diferentemente do patrimônio material – que inclui lugares e monumentos –, o patrimônio imaterial engloba processos culturais que “inspiram as comunidades vivas com um sentimento de continuidade em relação às gerações precedentes e são de uma importância crucial para a identidade cultural, bem como a salvaguarda da diversidade cultural e da criatividade da humanidade“.
A UNESCO não destacou nenhuma receita francesa em particular. No país de Gargântua, tratou-se mais de reconhecer o ritual de identidade “destinado a celebrar os momentos mais importantes da vida das pessoas e dos grupos“. Uma mistura original de convivialidade e gastronomia, que reúne os franceses ao redor de uma mesa bem colocada, para dividir pratos de qualidade acompanhados de um vinho adequado.
Além do gosto pela boa comida, a UNESCO também consagrou três outras práticas culturais francesas: o compagnonnage (sociedade fraternal de artesãos e construtores), a cetraria e a renda de Alençon. A França passa, assim, a contar com nove tradições culturais inscritas na lista da UNESCO.”
Serviços: Cesar Monteiro Fine Cuisine – Curiosidades para o Blog da Chiquérrima