Blog da Chiquérrima | Comportamento

Você sabe como surgiu o buquê?

16 de abril de 2014

Você sabe qual é a origem do ''bouquet''? Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.

Para essa história, existem algumas versões, uma delas, por exemplo, garante que o buquê surgiu na Grécia, feito de ervas e grãos para uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.
Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte. Mas existe ainda outra versão que remete a Idade Média, contando que nos séculos XVI e XVII, os hábitos de higiene eram raros e o primeiro banho do ano era tomado apenas em maio. Por esse motivo, as moças marcavam a data do casamento para o mês de Maio. Nesse caso, as flores eram as aliadas da noiva para “disfarçar” algum possível cheiro. Curioso, não? Falando em curiosidade, na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união... Com certeza esse assunto é um de nossos preferidos e temos muito para comentar! Por isso, acompanhe o Blog da Chiquérrima!  

casamentos

Autora

Rossana Lazzarotto