Qual a diferença entre aliança de noivado e anel de noivado? Como escolher a joia perfeita?

12 de junho de 2018

A mulher usando um anel de brilhante na mão esquerda ou o casal usando alianças douradas na mão direita: qual dessas duas situações soa mais romântica para mostrar ao mundo que um casal está noivo? As duas opções são válidas, mas, para escolher qual delas combina mais com vocês, é preciso entender qual a diferença entre aliança de noivado e anel de noivado.

O primeiro passo para isso é entender que o anel de noivado simboliza o pedido de casamento (“você aceita se casar comigo?”), enquanto a aliança tradicionalmente representa a vida de casados, de forma a simbolizar o casamento (ou a união) em si. A partir disso, essas peças apresentam outras diferenças em seu formato e na maneira como são usadas.

Como identificar um anel de noivado e uma aliança de noivado pelo seu formato

O anel de noivado é feito de um metal nobre e cravejado com uma pedra preciosa relativamente chamativa, que se projeta para fora da joia. Por isso, ele tem um ar mais sofisticado e luxuoso. O modelo mais clássico, conhecido como “solitário”, tem o aro de ouro branco e recebe um diamante.

Já a aliança de noivado é uma joia que costuma ser mais discreta. O modelo mais tradicional é liso e feito de ouro amarelo 18 quilates. Porém, hoje em dia é possível encontrar essa peça nos mais diversos estilos, seja com inscrições do lado externo, acabamento fosco ou mistura de outros metais, entre outras variações.

Atualmente, é muito comum que a aliança da mulher tenha um brilhante (aliás, mesmo os homens estão começando a usar peças com esse detalhe). A diferença para o anel de noivado é que, neste caso, a pedra não se projeta para fora do aro.

Diferenças no uso do anel e da aliança de noivado

Em geral, o anel de noivado é escolhido exclusivamente pelo homem e ofertado à namorada ao fazer o pedido de casamento, como um presente muito simbólico e cheio de romantismo para surpreendê-la ainda mais.

A partir do momento em que aceita se casar com o atual namorado, a mulher então se torna noiva e passa a utilizar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda até o dia do casamento. Nesse caso, não existe uma joia equivalente a ser utilizada pelo homem.

Já no caso das alianças, a tradição diz que elas passariam a ser usadas a partir do momento da troca na cerimônia de casamento, pois elas representam justamente o início da vida a dois. Nessa ocasião, elas já seriam colocadas no dedo anelar da mão esquerda, tanto pelo homem quanto pela mulher.

Contudo, no Brasil, é muito forte o costume de fazer o pedido e já ofertar essas joias, que são então chamadas de “alianças de noivado” – e provavelmente é por esse motivo que existe a confusão entre elas e os anéis de noivado.

Outra possibilidade é começar a usar essas peças na ocasião em que vocês anunciam o novo passo na relação aos familiares mais próximos. Em ambos os casos, as alianças são usadas no dedo anelar da mão direita até o casamento.

Para o grande dia, alguns casais optam por comprar um novo par de alianças, que serão então colocadas no dedo anelar da mão esquerda. Outros, por sua vez, permanecem com as mesmas alianças de noivado, apenas trocando as peças de mão.

Se essa for a sua escolha, é interessante fazer um polimento para que as joias fiquem renovadas e verificar se o tamanho é adequado para o anelar esquerdo, já que pode haver diferenças de uma mão para outra.

O que se faz com o anel de noivado depois do casamento?

Seria uma pena uma joia tão linda ficar escondida dentro de uma gaveta, certo? Por isso, existem duas formas de continuar usando seu anel de noivado depois do casamento.

A primeira delas é colocar a aliança logo acima do anel, que já estava no dedo anelar esquerdo. A segunda é passar o anel para o anelar direito, enquanto a mão esquerda recebe a aliança.

Dicas para escolher o anel de noivado

Geralmente, as alianças são escolhidas pelo casal (veja algumas dicas de como fazer isso aqui), enquanto o anel de noivado costuma ser escolhido apenas pelo homem, de forma a fazer uma grande surpresa.

Porém, alguns namorados ficam inseguros na hora de comprar o anel de noivado porque não têm certeza sobre o estilo que mais agradaria à sua futura esposa. Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para te ajudar:

1. Consulte um profissional

Se você não tem ideia de por onde começar, uma boa saída é buscar ajuda em uma joalheria reconhecida e com profissionais experientes, como a Rodrigo Alarcón Design de Joias. Na conversa, você vai descrever as preferências da sua namorada para chegar ao anel ideal para ela.

Para isso, procure observar como são os acessórios que ela mais usa (cor, tamanho, formato) e leve algumas fotos em que seja possível visualizar as peças. Se possível, leve também um anel que ela utilize no dedo anelar, o que vai ajudar na escolha do tamanho correto.

2. Você pode sair do tradicional

Embora o modelo solitário seja o mais clássico, nada impede que o anel de noivado seja fabricado com outros metais nobres além do ouro branco, como o ouro rosé.

Da mesma forma, o diamante pode ser substituído por outras pedras preciosas, como rubi, esmeralda e safira, ainda mais se as cores dessas pedras tiverem mais a ver com as preferências da sua namorada. Até mesmo as pérolas podem entrar no lugar do tradicional brilhante.

3. Considere o estilo da sua futura esposa

Se ela gosta de peças mais extravagantes, é bem possível que um anel de noivado com uma pedra chamativa seja a sua melhor escolha. Já para mulheres mais básicas, você deve apostar em uma joia mais discreta, com uma pedra menor e design mais clean.

Para uma namorada romântica, não tenha dúvidas: o tradicional modelo solitário é uma excelente pedida. E se ela faz a linha sofisticada, prefira uma peça com design exclusivo, que se diferencie pelo material, pela cor ou pelos detalhes.

Saber qual a diferença entre aliança de noivado e anel de noivado já é um grande passo para fazer a melhor escolha, então o passo seguinte é tentar traduzir todo o seu sentimento com uma linda joia. Assim, sua futura noiva terá um símbolo concreto do amor de vocês ao alcance das mãos!

Autora

Rossana Lazzarotto