Blog da Chiquérrima | Preparativos

O que não pode faltar nos votos de casamento?

29 de maio de 2018

“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza...” Não há nada de errado com os votos tradicionais; porém, se você pretende inovar na hora do “sim”, escrever seu próprio discurso é uma excelente ideia! Nesse caso, você precisa saber o que não pode faltar nos votos de casamento para que esse momento seja realmente incrível.

Você certamente estará superatarefada com todos os preparativos, mas é preciso reservar alguns minutos – ou horas – de inspiração para pôr mãos à obra e planejar a sua mensagem. Confira nossas dicas para não deixar nada importante de fora:

1. Leve seus votos de casamento por escrito

Você deve ensaiar seu discurso diversas vezes, até que ele saia de forma natural e você não precise mais ler. Contudo, com toda a emoção do momento, é muito comum ter um branco e não se lembrar de mais nada.

Nessas horas, a salvação é ter os votos por escrito em um belo papel de carta que siga o estilo da papelaria do seu casamento – ou pelo menos no Bloco de Notas do celular. Mesmo que você não pretenda utilizar a “cola”, só de saber que ela está à disposição você já ficará mais tranquila.

2. Mantenha a simplicidade e procure ser breve

Embora sejam carregados de muito sentimento, votos de casamento são um discurso e, portanto, suas palavras devem ser simples e claras para que todos os presentes entendam a sua mensagem – e também para que você não tenha problemas ao pronunciá-las.

Além disso, é importante que a fala não seja muito extensa, pois discursos longos podem deixar a plateia entediada. Por isso, tente fazer com que seus votos não ultrapassem cerca de 3 minutos de duração.

3. Escolha uma música para este momento

Uma música suave e cheia de significado deixa o momento dos votos ainda mais mágico, por isso é importante informar ao operador de som ou à cerimonialista qual canção deve acompanhar a fala dos noivos.

Mais do que isso, ter uma música ao fundo ajuda a evitar aqueles segundos de silêncio total, que podem ser constrangedores e deixar você ainda mais nervosa.

4. Fuja das mensagens prontas

Você pode e deve assistir vídeos e ler os votos de outras pessoas para se inspirar e ter ideias, mas não deve simplesmente repetir um discurso na íntegra ou partes dele. Afinal, aquelas palavras dizem respeito à outra história de amor.

Além disso, ao utilizar uma mensagem pronta você corre o risco de alguém reconhecer o discurso, o que tira toda a autenticidade do momento.

5. Fale sobre a história de vocês

Uma boa forma de começar sua fala é relembrar como vocês se conheceram, episódios marcantes ou desafios superados com muito amor. Você pode deixar seus votos ainda mais românticos ao contar como foi o primeiro beijo ou o pedido de casamento, por exemplo.

Se você não sabe muito bem como começar, você pode dizer algo como “Tenho certeza de que você se lembra daquele dia em que...” ou então “Meu coração nunca bateu tão forte como no dia em que eu vi aquele homem com um lindo sorriso pela primeira vez” e, em seguida, descrever brevemente a situação.

6. Explique por que você está se casando com ele

Se você está se perguntando sobre o que não pode faltar nos votos de casamento, saiba que os motivos que levaram você a querer dividir sua vida com seu noivo são itens praticamente obrigatórios!

Por isso, separe alguns minutos para refletir sobre as qualidades dele que você mais admira e coloque-as no papel. Durante o discurso, você pode falar algo como “Sempre sonhei em estar ao lado de um homem generoso, honesto e que tem a mesma paixão que eu pelos animais, e por isso eu escolhi você” – adaptando para a sua realidade, claro.

7. Faça suas promessas com toda a sinceridade

Para encerrar seus votos, não se esqueça de mencionar aquilo que você realmente se propõe a fazer em seu casamento. As promessas podem incluir atitudes simples, como tentar se arrumar mais rápido, até aquelas que realmente definem um casal, como estar ao lado dele nos momentos bons e ruins.

O mais importante é que você seja sincera ao fazer suas promessas e, claro, que você se lembre delas no dia a dia a para sempre fazer o possível para cumpri-las.

8. Permita-se improvisar!

Se a magia do momento tomar conta e você sentir vontade de mudar alguma coisa de última hora, não tenha receio de improvisar. Mais do que uma formalidade, os votos são uma celebração do amor, por isso deve haver lugar para a espontaneidade.

Deixar as emoções fluírem por meio de suas palavras é uma grande demonstração de que você está sendo verdadeira sobre o que está sentindo. E isso, definitivamente, é o que não pode faltar nos votos de casamento! Não tenha medo de deixar seu coração falar mais alto e viva um momento inesquecível para toda a vida.

Autora

Rossana Lazzarotto