O que fazer se chover no dia do casamento?

26 de abril de 2018

Se você fizer uma pesquisa entre noivas e noivos, vai ser difícil encontrar alguém que diga que seu grande sonho é dizer “sim” embaixo de chuva, certo? Porém, não temos controle sobre o tempo, por isso é preciso saber o que fazer se chover no dia do casamento. Mesmo que você marque a data para o período de seca, sempre existe a possibilidade de o tempo virar. Como contar apenas com a sorte não é uma boa ideia, é preciso se prevenir desde a fase de organização, principalmente se o seu casamento for ao ar livre. Veja como você pode fazer isso:

1. Escolha um local com salão fechado

Mesmo que você sonhe com um casamento ao ar livre, nossa primeira dica já deixa claro como é importante se preocupar com a possibilidade de chuva antecipadamente. Você pode sim planejar a cerimônia e a festa na praia ou no campo, mas é preciso que o local escolhido disponibilize um salão fechado também. Assim, caso o tempo feche no grande dia, será possível transferir o casamento para um local onde todos estarão protegidos da chuva. Para que tudo saia da melhor forma possível, é essencial contar com uma boa assessoria para comandar essa mudança.

2. Alugue uma tenda ou toldo

O local onde você quer se casar não tem um salão fechado ou seus convidados precisarão caminhar alguns metros entre o carro e o abrigo mais próximo? Então saiba que você tem mais uma opção para lidar com a chuva: alugar uma tenda ou toldo. Empresas como a Detalhes Produções e Stands se encarregam de montar toda essa estrutura, que hoje está disponível em diversos formatos, materiais e cores, integrando-se perfeitamente à decoração. Dessa forma, você pode optar por montar a tenda apenas em caso de chuva ou já deixá-la montada inclusive em dias de sol, pois essa cobertura pode tornar seu cenário ainda mais bonito, permitindo a instalação de luzes, lustres, arranjos e outros itens necessários para compor a ambientação do casamento. aluguel-4

®Detalhes Produções e Stands

aluguel-3

®Detalhes Produções e Stands

aluguel-2

®Detalhes Produções e Stands

aluguel-1

®Detalhes Produções e Stands

3. Tenha um gerador à sua disposição

Outro item que deve ser planejado com antecedência para evitar problemas com a chuva é a contratação de um gerador, principalmente se seu casamento for em um local mais isolado que sofre quedas de energia frequentes. Assim, você garante que todos os equipamentos de som e luz vão continuar funcionando independentemente do tempo.

4. Distribua guarda-chuvas e capas para os convidados

Os convidados, principalmente as mulheres, também costumam se preparar para um casamento e capricham no cabelo, na maquiagem e no look para essas ocasiões. Por isso, não seria nada legal que eles tomassem uma baita chuva enquanto aguardam a noiva, certo? Pensando nisso, uma das dicas de o que fazer se chover no dia do casamento é distribuir capas e guarda-chuvas para os presentes – e isso vale inclusive para cerimônias e festas em locais fechados quando não há cobertura entre o estacionamento e a igreja ou salão. Uma ideia especial: dependendo do estilo do seu casamento, você pode usar guarda-chuvas coloridos ou estampados, que combinem entre si, para dar um efeito mais alegre ao ambiente. Caso seu grande dia seja mais clássico, existe a opção de distribuir guarda-chuvas transparentes, brancos ou pretos, que dão um ar mais romântico e são mais discretos. Lembre-se de que, para casamentos ao ar livre, a tenda continua sendo necessária, pois o guarda-chuva pode não ser suficiente para conter o volume de água. Além disso, se seus convidados precisarem passar pela grama, é interessante oferecer protetores para salto, evitando que as mulheres fiquem com o sapato preso na terra molhada. guarda-chuva-2

®Maharani Weddings

guarda-chuva-1

®Junebug Weddings

5. Aproveite a chuva para tirar lindas fotos

Você já sabe que os guarda-chuvas podem deixar seu ambiente com um toque mais alegre ou mais romântico, dependendo do estilo que você escolher, e é claro que isso merece ser registrado! Por isso, pesquise inspirações de fotos de casamento com chuva e converse com a equipe de fotografia antecipadamente para conhecer as possibilidades que essa condição climática oferece. Você pode tirar fotos divertidas com os padrinhos e madrinhas ou fazer registros super-românticos apenas com seu noivo, ainda mais se houver uma iluminação toda especial. As imagens são tão lindas que talvez você até fique torcendo para realmente chover no dia do seu casamento!

6. Não fique triste por causa da chuva

Os antigos já diziam que chover no dia do casamento é sinal de sorte, pois a água que cai do céu representa a bênção divina, leva embora todos os pensamentos negativos e ainda é um símbolo de fertilidade. Por isso, você não deve ficar triste nem se desesperar, mas sim entender que seu grande dia simplesmente deveria ser assim. Lembre-se de que, embora a chuva possa ser um pouco inconveniente, ninguém é feito de açúcar, então ter um salão fechado como alternativa, uma tenda ou mesmo guarda-chuvas já vai garantir o conforto dos convidados e dos noivos. Para isso, porém, é preciso se preparar com antecedência, combinado? Se você tem uma boa assessoria, certamente a equipe estará preparada para decidir o que fazer se chover no dia do casamento e já terá conversado com você durante a organização. Assim, no grande dia, tudo o que você precisa fazer é curtir o momento e tirar o melhor da situação, pois o que realmente ficará marcado é o amor e a felicidade de vocês.

Autora

Rossana Lazzarotto