Blog da Chiquérrima | Gastronomia

Maneiras de servir: de finger food à francesa

29 de setembro de 2015

Franco americano? À inglesa, à francesa ou ilhas? Entenda as vantagens de cada um na hora do jantar

Para organizar um inesquecível encontro, tudo inicia pela lista de convidados. Esse número vai guiar todas as orientações do evento, desde o local ao estilo da decoração.

Definido esse estilo, é possível pensar em texturas, mobiliário, cores e, principalmente, o que servir nesse momento tão especial. Almoço? Jantar? Clássico? Contemporâneo? Formal ou informal? Tudo será guiado a partir dessas perguntas, da escolha do menu ao momento de servir os convidados.

A empresa Cesar Monteiro Fine Cuisine conta com estrutura para atender a todos os estilos de festas e recepções, com até 1600 pessoas. Além disso, oferece diferentes e temáticas forma de servir como finger food, franco americano, à inglesa, à francesa e ilhas. Para cada tipo de serviço são disponibilizados enxovais apropriados e atualizados.

Finger Food

Significa literalmente “comida para comer com as mãos”, são refeições em porções únicas, que podem ser servidas de maneira simples e ao mesmo tempo elegante, com charmosos recipientes individuais. A vantagem é que prioriza a livre circulação de convidados e cria um clima mais despojado, aconchegante.

Franco Americano

Modelo utilizado para recepções com muitos convidados. Semi-formal, os convidados são acomodados nas mesas e, em um aparador central ou em lugares estratégicos, estarão dispostos pratos, talheres e guardanapos e os Réchauds – onde encontram-se os pratos quentes.

À inglesa

Existem dois tipos de serviço à inglesa (direto e indireto) e em ambos os casos os convidados são servidos nas mesas pelo garçom.

À francesa

Requintado e cerimonioso, as mesas estão com sousplats, pratos, talheres, guardanapos e taças. O prato vem montado e decorado da cozinha, seguindo a sequência entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas.

Ilhas

Ou Buffet, nesse tipo de serviço, o convidado vai até o buffet para se servir. A montagem dos buffets costuma ser espelhada, isto é, a mesma opção é oferecida dos dois lados para que possam ser formadas duas filas.

Bom apetite!

Serviços:

Cesar Monteiro Fine Cuisine

4

12

11

3

13

Crédito_Dorian (2)

Crédito_Ricardo Ranguetti

Autora

Rossana Lazzarotto