Blog da Chiquérrima | Tendências

9 itens que estão em baixa nos casamentos em 2018

27 de fevereiro de 2018

Assim como muitas outras festas tradicionais, os casamentos têm regras e costumes que são seguidos à risca. Porém, é preciso considerar que os tempos se renovam, por isso você precisa conhecer alguns itens que estão em baixa nos casamentos em 2018. Veja alguns costumes que você deve evitar para garantir apenas lembranças boas do seu grande dia:

1. Fazer uma lista só com presentes caros

Essa ideia já não cabe mais nos dias de hoje. Apesar de o casamento ser uma festa muito importante, é preciso ter em mente que as pessoas vivem em condições muito diferentes, e o preço de um presente não define o valor e carinho que ele contém.

A saída é formalizar uma lista com itens variados dentro de uma faixa de preço generosa e informar onde o convidado pode encontrar a lista com as dicas do que o casal deseja, deixando-o livre para escolher um item que caiba em seu orçamento.

2. A noiva continuar se atrasando

Em primeiro lugar, esse hábito pode dar a impressão de que a noiva não está levando as outras pessoas em consideração, e somente por isso ele já deveria ser evitado. Este comportamento não agrada aos convidados, pois é muito mais interessante passar mais tempo com os noivos e curtir a cerimônia e a festa em vez de ter que esperar por caprichos que não acrescentam nada à celebração.

Além disso, este costume vem perdendo força porque em muitos locais religiosos é necessário seguir à risca o horário agendado, de forma que um atraso significa menos tempo para a cerimônia e transtornos para o próximo casamento, algo muito desrespeitoso.

3. Noivo usando traje desatualizado

Se existe algo muito prezado por todos é a elegância e o conforto dos trajes escolhidos para o casamento, e isso é ainda mais evidente quando se trata dos protagonistas da festa: o noivo e a noiva. Embora muito se fale sobre o vestido da noiva, é essencial que o noivo também esteja usando um traje que corresponda às tendências da moda e ao seu estilo pessoal. Afinal, ele também tem direito a um modelo com detalhes únicos, que mostre toda a sua personalidade adaptada aos requintes desse dia tão especial.

4. Filas por todos os lados

Este item está definitivamente na lista de itens que estão em baixa nos casamentos em 2018! Todos nós já somos obrigados a aguardar em filas no mercado ou no banco e não precisamos passar por essa chateação em um dia de festa, certo? Para evitar esse problema, procure boas assessorias de eventos que possam calcular o número de garçons, mesas de bufê, estações de bebidas, banheiros e outros itens necessários para que seus convidados sejam atendidos sem perder tempo em filas intermináveis.

5. Esquecer-se dos vegetarianos na hora de montar o cardápio

O vegetarianismo é uma tendência e as pessoas que o seguem não vão conseguir desviar de sua dieta “só por um dia”. Pense que todos os convidados merecem ser tratados igualmente, por isso é importante servir um cardápio que se adapte às diferentes escolhas de vida.

Uma boa dica é optar por alguns pratos vegetarianos que também sejam queridos por muitas pessoas, como massas com recheio e molho à base de queijos, assim você não separa os convidados e não deixa ninguém com vontade de comer um prato que seria destinado somente a outro grupo de pessoas.

6. Detalhes com brincadeiras machistas

Já passou o tempo em que trazer piadas machistas ou preconceituosas era uma boa ideia. A sua decoração deve ser acolhedora e não retratar nenhum tipo de pessoa de forma cômica ou humilhante, pois o momento é de amor e alegria. Por isso, itens como as plaquinhas trazidas por pajens ou daminhas dizendo para o noivo não fugir e o topo de bolo com o noivo acorrentado, como se estivesse se casando por obrigação, podem não pegar muito bem. Afinal, se o casal decidiu oficializar sua união, é porque os dois decidiram juntos que é isso que desejam para sua vida.

7. Tirar foto de mesa em mesa

Em um mini wedding, os noivos passarem de mesa em mesa para tirar foto com os convidados não será nenhum problema. Contudo, em eventos maiores, esse costume pode levar horas, o que vai deixar os convidados entediados e reduzir o tempo que poderia ser dedicado a curtir a festa.

Uma boa opção é cumprimentar apenas os convidados mais velhos, que não costumam virar a noite em eventos, e tirar fotos mais espontâneas com os demais convidados na pista de dança, proporcionando lembranças ainda melhores.

8. Esquecer-se de tratar bem as pessoas que estão trabalhando no casamento

Lembre-se de que todas as pessoas que estão trabalhando em seu casamento são responsáveis por uma grande lembrança de sua vida. Portanto, trate-os como qualquer convidado e mantenha a preocupação com o bem-estar delas. Peça à sua assessora para deixar uma mesa disponível para que os profissionais como DJs, fotógrafos, cinegrafistas etc. possam se sentar e se alimentar – e assegure-se de que eles também poderão se servir no bufê!

9. Preocupar-se demais com o que não deu certo no dia

Não importa o porte do seu casamento: evite esse item a todo custo! É preciso entender que um evento com tantos detalhes como um casamento sempre é passível de erros ou enganos, pois estamos lidando com muitas pessoas reunidas no mesmo local. Portanto, não se preocupe a ponto de perder a festa.

Lembre-se de que problemas acontecem mesmo que tudo tenha sido exaustivamente planejado, mas você não pode se deixar abalar por um arranjo disposto de forma errada em uma mesa ou com a gravata fora de padrão de um padrinho. Ao contrário, deixe que os momentos bons tomem conta de você!

Os bons costumes nunca saem de moda

Para ter a celebração dos sonhos, é necessário entender que os convidados serão, na maioria dos casos, os mais variados possíveis, com gostos, opiniões e realidades diferentes. Portanto, empatia e bom senso são essenciais para tomar as decisões do seu casamento. Colocar-se no lugar do outro é a melhor forma de identificar e evitar itens que estão em baixa nos casamentos em 2018. Use e abuse dos bons valores e tenha uma excelente festa!

Autora

Rossana Lazzarotto