9 erros de maquiagem de que a noiva deve fugir

07 de junho de 2018

Que mulher não quer se sentir maravilhosa para encontrar o futuro marido no altar, não é mesmo? Para ajudar você a se sentir incrível como você merece, nós preparamos algumas dicas para evitar os principais erros de maquiagem que as noivas cometem no casamento — assim, você poderá passar bem longe de todos eles! Confira:

1. Não fazer o teste de maquiagem

Por mais que você tenha confiança no maquiador e saiba o que você deseja fazer para o casamento, é sempre mais seguro fazer um teste de maquiagem com o maior número de detalhes possível. De preferência, combine o teste da make com o teste do penteado e já coloque os acessórios que você pretende usar, assim você terá uma ideia mais completa de como ficará seu visual.

Marque o primeiro teste pelo menos três meses antes do seu casamento, pois dessa forma você terá tempo para pensar em novas opções caso alguma coisa não fique do seu agrado.

2. Contratar um maquiador que você não conhece

Pode ser que você já tenha visto centenas de makes incríveis no Instagram do maquiador, mas nada substitui um profissional que conheça suas preferências ou que tenha excelentes referências de suas amigas que já se casaram.

Portanto, antes de fechar o contrato com um profissional com quem você nunca teve contato, pesquise muito bem seus trabalhos anteriores, converse com outras clientes dele e aproveite o teste de maquiagem para sentir se haverá empatia entre vocês.

3. Usar produtos que não sejam à prova d’água

É verdade que produtos à prova d’água dão mais trabalho na hora da remoção, mas é justamente isso que nós queremos! Afinal, é muito provável que você se emocione durante a cerimônia, e as lágrimas poderiam deixar sua maquiagem toda borrada.

Além disso, você vai querer curtir a festa ao máximo, o que fará você transpirar. Assim, é obrigatório utilizar produtos de boa qualidade e muito resistentes à água para que seu visual permaneça intacto por mais tempo.

4. Escolher uma maquiagem muito diferente do seu estilo

Se você sempre usa uma maquiagem básica, carregar demais no dia do casamento poderá fazer você se sentir desconfortável. Da mesma forma, quem está sempre com uma make chamativa poderá se sentir apagada com um visual muito delicado.

Não adianta forçar: para que você possa se sentir realmente linda, é preciso que a maquiagem esteja dentro do seu estilo, mesmo que com alguns detalhes adaptados para a ocasião. Por isso, nada de experimentar tendências que você nunca tenha usado antes justamente no dia do seu casamento.

5. Exagerar no iluminador ou no blush

Toda noiva tem o direito de brilhar, mas isso não deve acontecer devido a um exagero na aplicação do iluminador. Com os flashes, a aparência da sua maquiagem nas fotos ficará diferente daquela que você vê no espelho, pois o iluminador poderá criar regiões esbranquiçadas no seu rosto ou deixar sua pele oleosa.

Outro produto que costuma causar problemas quando mal utilizado é o blush, pois, em excesso, ele pode nos deixar com “cara de palhaça”. O mais seguro é apostas em tons mais suaves, como pêssego ou coral, apenas para dar um ar de saúde.

6. Usar um batom que manche muito fácil

Já pensou seu noivo ficar com a boca toda vermelha depois do primeiro beijo como marido e mulher? Para evitar essa situação, a dica é escolher um batom que tenha uma excelente fixação, sem deixar aquela textura melecada.

Além disso, batons que mancham facilmente podem sujar seus dentes ou a roupa das dezenas de pessoas que você vai abraçar durante a festa. O problema costuma aparecer com mais intensidade com batons de tons marcantes, como o vermelho, mas o mais importante mesmo é usar um primer, batons de longa duração e, de preferência, com acabamento matte.

7. Não considerar o horário do casamento

Se você não usaria um olhão esfumado e uma boca supermarcada durante o dia, isso significa que esse estilo de maquiagem também não vai ficar legal em casamentos diurnos, pois a ocasião pede uma make mais clean. Nesse caso, dê preferência a batons em tons mais suaves e blush discreto, sem carregar na base e nas sombras.

Da mesma forma, cerimônias realizadas à noite combinam com um estilo de maquiagem mais sofisticado, por isso vale a pena investir em batons mais vibrantes, sombras escuras e olhos bem destacados com máscara e delineador.

8. Mexer na sobrancelha no dia do casamento

Alguém sugeriu que você mudasse o formato da sua sobrancelha para deixar seu rosto mais leve, mais expressivo ou qualquer outra coisa justo no dia do seu casamento? Nem pense em fazer isso!

Claro que você pode corrigir falhas, mas qualquer mudança mais perceptível pode transformar completamente suas feições, deixando você com uma aparência muito artificial – e isso inclui modificações simples como alongar ou engrossar as sobrancelhas com lápis ou sombra. E, obviamente, nada de fazer as sobrancelhas no grande dia, pois a região ficará inchada e avermelhada.

9. Não retocar a maquiagem

Mesmo que você use apenas produtos à prova d’água e aplique primer em todo o rosto, é impossível permanecer com a maquiagem perfeita da hora em que você sair do salão até o fim da festa – e isso ficará eternizado no seu álbum de fotos.

Por isso, é essencial retocar o visual depois da cerimônia e durante a comemoração. Caso o maquiador não permaneça na festa até o final, tenha um nécessaire com os produtos de que você vai precisar e deixe uma amiga encarregada de ajudá-la com essa função.

Com todas essas dicas em mente, pode ter certeza de que você está muito mais preparada para fugir dos principais erros de maquiagem que as noivas cometem no casamento. E, se você ficar em dúvida sobre algum detalhe, lembre-se de que a recomendação mais importante é sempre respeitar o seu estilo.

Autora

Rossana Lazzarotto