Av. Sete de Setembro, 4682 - sala 706 - Curitiba - PR +55 (41) 3042-0892 +55 (41) 98444-0320

Blog da chiquérrima

Consignação vale a pena? Como funciona?

Adega Chablis - Consignação vale a pena, como funciona.   Por mais que pareça óbvio para muitos, o processo de fornecimento de bebidas em Consignação ainda é motivo de dúvidas para a grande maioria. Sendo assim, espero que a matéria supra todos os seus questionamentos a respeito deste procedimento relativamente simples:

  1. Procedimento

O processo é bastante simples, a empresa contratada lhe fornecerá as bebidas definidas e após o evento fará a contagem do consumo efetivo. Você deverá atentar-se há alguns detalhes – cheque caução (para receber as mercadorias “consignadas”, você deverá deixar um cheque no valor total dos produtos para substituição pós-festa). Consumo mínimo – normalmente as empresas exigem consumo de que varia de 20% a 80% sobre os produtos fornecidos, porém, existem algumas exceções que poderão lhe fornecer até 100% consignado (este é o nosso caso). Atentar-se também aos detalhes de entrega e retirada dos produtos é importante, muitas empresas não realizam a coleta pós-festa, e muitas delas cobram taxas significativas para fazê-lo.  

  1. Quantidades

A primeira orientação “quantidade sugerida de cada bebida para evento” é a primeira das definições (consulte o link para saber a quantidade sugerida).  

  1. Controle junto ao Buffet

Por se tratar de um procedimento muito comum, a maioria dos Buffets já esta habituado ao procedimento de “resfriar” durante a realização do evento, uma das técnicas utilizadas é a de aceleração do resfriamento, imergindo as bebidas em uma solução com gelo + álcool + sal grosso (um espumante, por exemplo, em uma solução como essa atinge a temperatura adequada em apenas 30 minutos, ou seja, não se faz necessário o resfriamento de todos os produtos de uma única vez).   É comum também às empresas de Cerimoniais/ Assessoria prestarem um apoio no controle das bebidas, auxiliando na quantidade a ser resfriada assim como no cuidado com as embalagens e etc.  

  1. Reposição 24h

Em caso de emergência, é possível com determinadas empresas solicitar uma reposição dos produtos (este é o nosso caso), geralmente o próprio Buffet ou Cerimonial se encarrega desta função. Este sem dúvida é um dos principais diferenciais da empresa a ser contratada, afinal, não seria interessante que o espumante ou qualquer outra bebida acabasse no meio da festa, não acha?  

  1. Momento certo para aquisição dos produtos

Seja ela através de compra direta ou contrato de consignação, eu diria que um ano (12 meses) é o período ideal para contratar as bebidas, justamente pelo fato de que esta diferença de tempo até o evento lhe possibilitará economizar algo em torno de 10% a 20%, levando em consideração a correção nos valores que ocorre entre um ano e outro.   As informações acima tem como base nossa experiência dos últimos 10 anos, e mesmo assim, cada evento tem uma peculiaridade, motivo pelo qual julgamos fundamental uma consultoria personalizada pelos nossos Sommeliers experts em eventos, agende seu horário sem compromisso e visite-nos, será um prazer! SAC – 41 30232244 ou eventos@adegachablis.com.br  

Por Adega Chablis

Guilherme Barbosa Diretor Comercial e Sommelier eventos@adegachablis.com.br

Saiba mais em Adega Chablis

www.adegachablis.com.br

Copyright 2019