Blog da Chiquérrima | Preparativos

9 coisas que todos os convidados de casamento devem saber

19 de junho de 2018

Você foi convidada para um casamento? Que bom, isso significa que você é muito querida pelos noivos! Justamente por isso, você não vai querer fazer nada que cause uma má impressão, certo? Pensando nisso, nós elaboramos uma lista de coisas que convidados de casamento devem saber para evitar as principais gafes nesses eventos.

Se você está de casamento marcado, é bem possível que você se identifique com esta lista – afinal, depois de tanto planejamento, os noivos esperam o mínimo de consideração de seus convidados. Por isso, vale a pena pedir para uma das madrinhas “discretamente” fazer este material circular entre eles. Confira:

1. Nem sempre é possível convidar todo mundo

Seja por uma questão de espaço ou de orçamento, a maior parte dos noivos precisa fazer cortes em sua lista de convidados. Por isso, nada de ficar “na cola” da amiga que está prestes a se casar para ver se ela resolve te dar um convite – e jamais peça para ser convidada.

Para quem efetivamente foi convidado, a boa educação orienta a nunca pedir “um convite extra” para levar um acompanhante, seja um namorado ou uma criança. Além disso, a prática de “substituir uma pessoa” que não poderá ir por outra que não foi convidada também não é legal – afinal, não era a presença dela que os noivos queriam!

2. Nunca se deve pedir para ser madrinha ou padrinho

Mais difícil do que fazer a lista de convidados é escolher os padrinhos, pois esse é um fator que depende do espaço disponível no altar e influencia a logística da cerimônia. Por isso, mesmo que você seja muito íntima do casal, jamais peça para ser madrinha – mesmo que você tenha convidado a noiva para esse papel no seu casamento.

O convite virá no momento oportuno e, se ele não acontecer, não ache que isso significa que os noivos gostam menos de você, ok?

3. Confirmar a presença é fundamental

Se o convite solicita a confirmação da presença, faça isso até a data estipulada. Se ele especifica que sua presença já está confirmada e você só precisa avisar caso não possa comparecer, faça isso também!

Afinal, cada convidado representa uma cadeira a mais, uma lembrancinha extra e, claro, um acréscimo no orçamento. Por isso, deixar de confirmar a presença ou de avisar que não poderá comparecer é uma falta de consideração muito grande.

4. Arrumar-se de forma condizente mostra que você se importa

Depois de meses planejando cada detalhe e escolhendo a dedo com quem eles vão compartilhar esse momento especial, o mínimo que os noivos esperam dos convidados é que eles dediquem alguns instantes para se arrumar de forma apropriada ao estilo do casamento.

Você pode até ser “um simples convidado” que não ocupa função de padrinho, mas isso jamais significa que está liberado aparecer de calça jeans, mesmo que se trate de um casamento no campo – a não ser que isso esteja especificado no convite. Na dúvida, releia o convite, entre no site dos noivos ou pergunte, mas esteja certo de usar um traje adequado.

5. É fácil confundir vestido claro com branco, e isso não pega bem

“Ah, mas meu vestido não é branco! Ele é gelo/marfim/nude/rosa-claro, então tudo bem!” Se você acredita nisso, saiba que muito provavelmente você será alvo do desgosto da noiva – e de todo mundo que preza por seguir o mínimo da etiqueta.

Mesmo que o vestido tenha um tom diferente do branco, tenha em mente que cores muito claras podem ser confundidas com a cor exclusiva da noiva, ainda mais sob o efeito da iluminação. Por isso, se o convite não diz que os convidados devem usar branco ou que essa cor está liberada, escolha um traje de outro tom bem diferente!

6. Cumprimentar o casal faz toda a diferença

É verdade que os noivos estarão vivendo um mar de emoções e terão que lidar com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas isso não quer dizer que você possa ir embora de fininho sem dar parabéns ao novo casal.

Lembre-se de que eles sabem muito bem os nomes presentes na lista de convidados e certamente sentirão falta se você for embora sem pelo menos dar um abraço rápido.

7. Não é necessário tirar mil fotos com o celular

Hoje em dia, todo mundo quer fazer seus próprios cliques para compartilhar registros do casamento em primeira mão nas redes sociais, e muitos noivos até incentivam essa prática com o uso de uma hashtag do casal.

Contudo, nenhum noivo ou noiva vai ficar feliz ao descobrir que seus convidados atrapalharam o trabalho dos fotógrafos profissionais devidamente contratados, seja por entrar na frente da câmera ou impedir que eles se posicionassem da melhor forma. Além disso, os noivos esperam que você curta o casamento “ao vivo”, e não através da tela do seu celular.

8. Beber demais é inadmissível

Casamentos são ocasiões festivas e todo mundo quer que você se divirta, mas isso não significa que seja permitido beber à vontade, passar do ponto e dar vexame – isso não é engraçado e só serve para mostrar que o convidado não tem consideração pelos noivos.

Lembre-se de que as bebidas estão à disposição para animar a festa, não para que você faça seu open bar particular. Por isso, conheça seus limites e saiba a hora de parar.

9. Os noivos querem que você aproveite o momento

Tenha certeza de que todos os detalhes foram pensados para que os convidados se sintam à vontade e possam compartilhar a alegria e o amor que os noivos estão sentindo nesse dia especial. Por isso, sua “obrigação” como convidado é aproveitar todos os momentos, seja prestando atenção à cerimônia ou se divertindo na festa.

Dessa forma, procure não passar o tempo todo distraído no celular (não se esqueça de desligar o som), seja discreto ao tirar suas fotos e entre no clima de felicidade e emoção. Na festa, procure deixar a dieta um pouco de lado e curta a noite na pista de dança, pois é isso que os noivos querem que você faça.

Se você estiver na dúvida sobre como proceder, seja em relação ao traje, ao presente ou a qualquer comportamento, a dica é sempre se colocar no lugar dos noivos e imaginar como você se sentiria. Mais do que regras de etiqueta, as coisas que convidados de casamento devem saber dizem respeito ao bom senso e à consideração que devemos ter uns com os outros em todos os momentos da nossa vida.

Autora

Rossana Lazzarotto