Blog da Chiquérrima | Preparativos

Dúvidas com relação à quantidade de bebidas para sua festa?

29 de janeiro de 2016

Qual a quantidade correta de cada bebida para a minha festa? E se não for suficiente? Essas são algumas das principais indagações quando o assunto são as bebidas.

Vamos começar pelo símbolo da comemoração, da alegria e presságio de coisas excelentes: Os espumantes.

A quantidade indicada levando em consideração o consumo final da festa é uma garrafa a cada 3 (três) convidados, porém recomendamos ter disponível uma garrafa a cada 2 (dois) convidados (essa quantidade já sendo parte do sistema consignado).

Vinho tinto: a bebida que tem sua média de consumo de acordo com a temperatura do dia (principalmente em Curitiba, onde é impossível prever essa questão independente da estação do ano, fato).

Em dias mais frios o consumo final oscilará entre uma garrafa a cada 6 (seis) convidados (para evitar imprevistos no dia, indicamos contratar em consignação uma a cada 4 convidados). Períodos mais “quentes” sugerimos uma garrafa a cada 10 convidados (ainda sim o ideal é ter disponível uma garrafa a cada 6 convidados), enfim, vinho tinto sempre oscila bastante, sem dúvida a Consignação é a melhor solução.

Vinho branco: cada vez menos solicitado (geralmente é adicionado quando o serviço escolhido de jantar é a “inglesa”) e neste caso o vinho é oferecido para harmonizar com o prato. Recomendação uma garrafa a cada 12 convidados (médiafinal de consumo 1/20).

Whisky: consumido em diversos momentos da festa, acaba tendo um consumo maior (em torno de 30%) quando temos a inclusão de energéticos e semelhantes tornando-o mais “fácil” de apreciar. Sugestão de uma garrafa a cada 12 convidados, com média final de 1/20 (justamente por não saber sobre a sua opção de oferecer ou não energético).

Vodkas: oferecida após a abertura “pista”, apresenta consumo inferior aos Whiskys que são apreciados desde o inicio da festa. Média final de consumo uma garrafa a cada 30 convidados, porém, sugerimos levar no mínimo uma garrafa a cada 15 convidados.

Cerveja: para evitar o desperdício, o ideal é servir a opção long-neck consumo final de 1 e ½ de long-neck por convidado (exemplo – 200 convidados = 300 unidades), levar 2 por convidado no dia (consignação).

Licor : normalmente utilizado na mesa de café (ou encerramento) uma garrafa a cada 100 convidados (independente da característica do licor) é o ideal.

Energético : as versões de Litro tem sido cada vez mas solicitadas devido ao seu custo-benefício ser mais interessante pois é calculado aproximadamente 200 ml por convidado (250 convidados= 50 litros), e na versão lata uma e meia por convidado.

Todas as médias acima foram extraídas com base na experiência dos últimos 8 anos atendendo eventos na cidade de Curitiba e região, porém sua festa é única e merece exclusividade na análise. Os nossos Sommeliers experts em eventos estão à disposição, entre em contato e tire as suas dúvidas.

Dúvidas em relação a quantidades de bebidas imagem 1

Serviços:

Adega Chablis

eventos@adegachablis.com.br

Redatora

Letícia Garcia

Consultora e Sommlière

Autora

Rossana Lazzarotto